corona crise

Selecione a página

UFMG cria aplicativo que reúne vários estabelecimentos e facilita compras em casa

Luciano Dias
@jornlucianodias

O pedido dos órgãos de saúde é efusivo para que a população fique em casa nos próximos dias para evitar a propagação do coronavírus. O objetivo é impedir a aglomeração de pessoas e forçar um isolamento social.

Pensando nesta nova realidade, um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu um aplicativo chamado “Fica em Casa”. A ferramenta apresenta um compilado de supermercados, padarias e serviços para que as pessoas possam acessar sem a necessidade de sair de suas residências para fazer compras.

“O nosso foco é sempre na preocupação com o coletivo. Fomos surpreendidos com o a propagação do coronavírus, que acabou colocando todo mundo em trabalho remoto. Fizemos o aplicativo em apenas dois dias depois de sugestões dos membros do grupo composto por estudantes e professores”, explicou Geane Alzamora, vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermídia (NucCon) da UFMG.

aplicativo, que é compartilhado em arquivo PDF no WhatsApp, é dividido por segmentos. Há, por exemplo, um setor de “alimentação e mantimentos”, com uma lista de supermercados, padarias e orgânicos e hortifruti. Na seção de “serviços e bem estar” é possível ter acesso a várias farmácias.

fica em casa

“É tudo muito prático. Basta o consumidor clicar no símbolo do estabelecimento desejado para começar a fazer as suas compras. “O objetivo é facilitar a vida de todo mundo, seja de quem está prestando serviço ou de quem está em casa precisando sair”, destacou Alzamora.

Além do aplicativo, a UFMG disponibiliza em sua página na internet uma série de ações no combate à proliferação do coronavírus.

Apoiase

Apoie nosso projeto

Acreditamos muito na colaboração como forma de mudança da sociedade. Ajude doando alguns reais por mês, qualquer valor já ajuda e demonstra que você acredita na ideia!

Contribuir agora

Unidade entrevista: 30 anos de ECA

CUFA e DATAFAVELA

Como o coronavírus está afetando a vida nas favelas
Relatório para Abril de 2020

Relatório CEPAL

Vídeos recentes

Carregando...

DOSSIÊ: ONDE ESTÁ A ESQUERDA NESTA CRISE?

Atravessar a quarentena

Atravessar a quarentena II