corona crise

Selecione a página

Zema bloqueia divisas e determina fechamento de comércios em toda Minas Gerais

Zema bloqueia divisas e determina fechamento de comércios em toda Minas Gerais

O governador Romeu Zema (Novo) decidiu fechar as divisas de Minas Gerais como medida para evitar o avanço da Covid-19. Em pronunciamento na tarde desta sexta (20), ele anunciou que, a partir da próxima segunda (23), estão proibidas a entrada e saída de ônibus e trens de passageiros de Minas. A medida deve passar a valer para aeroportos também. No entanto, para que isso ocorra, o governador aguarda uma autorização nacional.

Além disso, Zema estendeu a medida de fechamento de comércios – a mesma tomada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em BH – para os 853 municípios do Estado. Com isso, a partir da próxima segunda, a cena de cidade vazia, que se estabeleceu em BH nesta sexta, será cenário em todo o Estado.

“A questão dos comércios visa restringir circulações de pessoas e impedir que corona se dissemine na velocidade em que está. O que está em cheque uma questão maior que são as vidas das pessoas. O comércio será fechado, exceto aqueles de primeira necessidade”, afirma Zema.

As medidas do governador foram tomadas por meio de decreto enviado à ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Zema agora aguarda a aprovação da medida. O texto deve trazer mais detalhes sobre a decisão do governador.

“A partir de agora, estaremos em estado de Calamidade Pública, onde eu assumo mais poderes do que aqueles que teriam em uma condição de normalidade. Isso se faz necessário a situação excepcional que estamos vivendo e medidas que nunca foram tomadas na história do Estado, serão tomadas neste momento”, disse Zema.

Apoiase

Apoie nosso projeto

Acreditamos muito na colaboração como forma de mudança da sociedade. Ajude doando alguns reais por mês, qualquer valor já ajuda e demonstra que você acredita na ideia!

Contribuir agora

Unidade entrevista: 30 anos de ECA

CUFA e DATAFAVELA

Como o coronavírus está afetando a vida nas favelas
Relatório para Abril de 2020

Relatório CEPAL

Vídeos recentes

Carregando...

DOSSIÊ: ONDE ESTÁ A ESQUERDA NESTA CRISE?

Atravessar a quarentena

Atravessar a quarentena II